tratamento ronco e apnéia

PROBLEMAS COM O SONO?

TENHA NOITES MAIS TRANQUILAS E MAIS QUALIDADE DE VIDA

O que é

O ronco é um distúrbio do sono que afeta além do sono a qualidade de vida de quem sofre deste problema e também de quem está por perto.

Em adultos, a idade, o sobrepeso e a anatomia das vias aéreas são as principais causas do ronco.

O relaxamento excessivo dos músculos das vias aéreas ocorre de forma acentuada durante o sono e colabora para o estreitamento da passagem do ar o que faz vibrar os tecidos moles, causando o ronco.

Outros fatores como a ingestão de álcool,cigarro, stress, alimentação noturna, posição de dormir, medicamentos, uso de drogas, pólipos nasais,hipertrofia dos cornetos,desvio de septo,e retrognatia da mandíbula (mandíbula retraída) podem acentuar o ronco.

No entanto, em alguns casos, o ronco pode ser o sintoma de problemas mais sérios de saúde como a Apneia Obstrutiva do Sono.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio respiratório potencialmente sério, que se caracteriza por pausas respiratórias repetidas durante o sono.

Ocorre quando os músculos da faringe e da orofaringe relaxam e bloqueiam a via aérea. Os sinais de alerta são o ronco e o despertar.

Essas pequenas interrupções criam um sono de má qualidade, trazendo problemas tais como:

  • exaustão, sonolência e irritabilidade;
  • dores de cabeça frequente;
  • diminuição da libido e impotência sexual;
  • dificuldades no aprendizado e na memória;
  • problemas cardiovasculares;
  • entre outros.


Para que esta doença não se agrave, é importante a avaliação de um profissional capacitado que irá indicar o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

vantagens

Melhor qualidade de vida

Aprendizado e memória

Evita a sonolência diurna

Melhora o humor

Sonos mais profundos

Noites tranquilas para todos

Previne distúrbios cardiovasculares

Tratamentos simples e eficazes

Como tratar

Aparelho

Intraoral

Muito indicado pelos profissionais do sono pois possui fácil adaptação e alta eficiência, e nos primeiros dias de uso o paciente já demonstra resultados.

CPAP

Máscara de ar

Essa sigla significa Continuous Positive Airway Pressure (pressão positiva contínua em vias aéreas). E é isso que ele faz: uma máscara de ar posicionada sobre o nariz e boca.

Tratamento

Cirúrgico

Para a realização de uma cirurgia, é necessária uma avaliação minuciosa de um especialista. Existe a uvulopalatofaringoplastia e também a cirurgia ortognática.

OUÇA A DRA PATRICIA PIMENTEL

Reproduzir vídeo

Depoimentos

DÚVIDAS

O Ronco persistente, frequente e alto pode indicar apneia do sono. O ronco pode acontecer por diversos fatores: cansaço, resfriado, má qualidade de vida.

Sim, ela está associada ao aumento do risco de hipertensão, arritmia cardíaca, derrame e diabetes.  O tratamento precoce reduz e muito as chances de desenvolver essas doenças.

Nem todos que roncam tem apneia, o ronco é apenas um dos sintomas da doença.  O diagnóstico deve ser feito o quanto antes para determinar qual será o tratamento necessário.

Mudanças nos hábitos de vida podem contribuir muito com a melhora do ronco e da apneia do sono.

Evitar medicamentos sedativos e relaxantes, alimentação excessiva durante a noite, excesso de álcool, não utilizar drogas, dormir de lado, perder peso e praticar atividade física.

De acordo com a diretriz mais atual das Academias Americana e Brasileira de Sono, o aparelho intraoral é o tratamento mais indicado para o ronco primário (sem apneias). Consiste em uma placa na arcada superior e inferior, usada durante o sono, que reposiciona a mandíbula e aumenta o espaço da via aérea, eliminando o ronco durante seu uso.

É indicado também para casos de Apneia leve e moderada. Pacientes com Apneia grave, que não se adaptam ao CPAP, podem vir a usar aparelhos intraorais.